Comitê de Acesso a Mercado

COMITÊ ACESSO A MERCADOS: COMPRAS GOVERNAMENTAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

Proposta e Objetivos do Comitê

  • Estudar a possibilidade de sistematizar, organizar e disponibilizar as informações referentes aos serviços e produtos comprados pelo governo
  • Verificar possibilidade da utilização do Certificado de Registro Cadastral dos entes federativos pelas prefeituras.Descrição da ação: A consulta que está sendo negociada para que seja feita ao TCE. refere-se à possibilidade de utilização do CRC do Governo do Estado ou dos Municípios por outros Municípios.
  • Buscar a regulamentação da cédula de crédito microempresarial
  • Reduzida qualificação das pessoas envolvidas nos processos de compras (governo e empresa);
  • Desconhecimento de instrumentos disponíveis no mercado (comprasnet, pregões eletrônicos CEF e BB)
  • Dificuldades em especificar os bens e serviços a serem adquiridos (produtos que não existem no mercado);
  • Promover Fóruns para a divulgação de compras públicas;
  • Discutir canal de comunicação  empresário/governo
    Descrição da ação: Possibilitar a comunicação Empresário x Gestor Público, criando um canal direto de  diálogo do empresário com o governo no sentido de demonstrar/informar novos produtos e serviços das MPEs. As entidades representativas exerceriam papel de interlocutor entre o órgão público e o empresário.
  • Avaliar a possibilidade de disponibilizar preços praticados em licitações
    Ação: Avaliar a possibilidade de disponibilizar preços praticados em licitações. Como: articular politicamente junto a SEPLAG, enquanto gestora do Portal de Compras do Estado a disponibilização das informações sobre preços.
  • Diagnosticar o Cenário atual das Compras Governamentais sob a ótica dos empresários  das MPE’s no Estado de Minas Gerais por meio de Pesquisa.
    Descrição da ação:Será feita Pesquisa por meio de aplicação de questionário junto ao público alvo, a fim  de levantar a opinião dos  mesmos sobre a forma de vender para o governo, detectando possíveis barreiras que possam ser eliminadas, tais como: dificuldades em saber o que o governo quer comprar: as especificações dos principais produtos/serviços; sobre o processo licitatório, informações;  necessidade de planejamento do empresário para vender ao Governo; empresários que ainda não sabem como vender, como entrar no negócio
  • PLANO METODOLÓGICO – PESQUISA COMPRAS GOVERNAMENTAIS
    Pesquisa: Percepção dos Empresários de Micro e Pequenas Empresas Mineiras sobre osprocessos relacionados às compras governamentais do Estado de Minas Gerais.I – Objetivo da PesquisaDiagnosticar o cenário atual das Compras Governamentais realizadas pelo Estado de

    Minas  Gerais, sob a ótica dos empresários das Micro e Pequenas empresas Mineiras.

    II – Metodologia

    1- Modalidade de pesquisa

    Será empregado uma pesquisa amostral com coleta de dados por telefone.

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