Minas abriga elevada concentração de empresas de biotecnologia

oportunidades de negocios

Biotecnologia

Biotecnologia1O Estado abriga 66 organizações que atuam no segmento de aplicações de biociências, mais de um terço do total das empresas no Brasil. Trata-se de uma das maiores concentrações de empresas de biotecnologia da América Latina, com excepcionais condições para novos investimentos e parcerias

O setor, por suas características de interatividade, atua de maneira muito próxima, o que favorece a concentração de empresas em um mesmo local.

A gama de aplicação de produtos biotecnológicos é bastante ampla e vai desde o melhoramento genético do gado de corte a próteses para a correção de deformações na córnea humana.

Minas Gerais terá centro para desenvolver Microtecnologia

BELO HORIZONTE (31/03/11) – Como forma de atrair empreendimentos de alto conteúdo tecnológico e criar um pólo de tecnologia de ponta em Minas, o Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), assinou hoje com o Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia (Csem) acordo para a criação do Csem Brasil. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer, destacando que o “Centro será responsável pelo desenvolvimento de mão-de-obra altamente especializada e pela transferência e fixação de tecnologias ainda não-dominadas pela comunidade científica e empresarial brasileira.”

Com previsão de investimentos superiores a US$ 50 milhões nos próximos cinco anos, o Csem Brasil começará a ser instalado em 2007. Além de desenvolver e criar produtos de alto conteúdo tecnológico por meio de pesquisas aplicadas advindas do campo de nano e microtecnologia, o Centro deverá incentivar a colaboração entre as universidades brasileiras e a indústria, fazendo a conexão entre as pesquisas desenvolvidas nos centros acadêmicos e a sua transformação em produtos comerciais.

A iniciativa, segundo Brumer, é complementar ao projeto da Companhia Brasileira de Semicondutores, cuja implantação está sendo viabilizada em Minas Gerais. “O Csem Brasil Centro de Inovações deverá criar também um suporte para a indústria de alta tecnologia e oferecer meios para o surgimento de novas oportunidades, aumentando as vantagens competitivas da indústria brasileira.”

O acordo, assinado pelos presidentes do Indi, Reginaldo Arcuri, e do Csem S.A.,Thomas Hinderling, e os embaixadores do Brasil em Berna, Eduardo dos Santos, e da Suíça em Brasília, Rudolf Baerfuss, prevê troca de mão-de-obra técnica; programas de treinamento, incluindo seminários e workshops; programas científicos entre universidades e centros de pesquisas dos dois países; além de troca de informações de mercado.

A fábrica será implantada em parceria com investidores locais para produção de nano e microssistemas, sensores e atuadores para aplicação em vários setores, como o automotivo, bens de consumo, em equipamentos médicos, na identificação de bactérias e grupo sangüíneos, meio ambiente e telecomunicações.

Parceria

Os contatos entre o Csem e o Governo de Minas começaram em setembro de 2005, quando técnicos do Indi visitaram a Suíça, buscando atrair empresas do setor de semicondutores para se instalarem no Pólo de Industrial de Microeletrônica.

Em março deste ano, representantes do Centro estiveram no Brasil. A qualidade dos pesquisadores e da própria infra-estrutura laboratorial, além trabalhos científicos publicados, foram fatores primordiais para a formalização da parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em setembro, representantes da empresa suíça voltaram ao Brasil e assinaram com o Indi uma carta de intenções, com o objetivo de construir e desenvolver em Minas a Csem do Brasil e uma unidade de microssistemas. O objetivo é pesquisar, desenvolver e produzir microssistemas (MEMS) para aplicação no Brasil e no exterior.

Como resultado, a UFMG criou cursos de especialização em microeletrônica com foco em micro-fabricação e em projetos de circuitos integrados. São oferecidas 60 vagas com alunos de pós-graduação. Os alunos com melhor desempenho terão uma complementação na Europa. Os cursos deverão atender à demanda de mão-de-obra especializada para o pólo de microeletrônica que se pretende instalar em Minas Gerais.

CSEM

O Csem foi criado na Suíça, em 1984, e conta com unidades na Europa, Estados Unidos e Ásia. Tem ligação com diversas universidades que colaboram com seus próprios pesquisadores, a fim de desenvolver suas tecnologias e oferecer a equipe necessária para atividades inovadoras. Em contrapartida, patrocina estudantes PhD e oferece orientações industriais para os programas de pesquisas.

Suas atividades estão relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de plataformas tecnológicas e soluções em alta tecnologia para a indústria; estudos e industrialização de resultados de pesquisas das universidades; desenvolvimento e industrialização de produtos inovadores e soluções em alta tecnologia em todas as principais indústrias; produção e gerenciamento de toda a cadeia de “dispositivos de ponta” para parceiros industriais; criação, incubação e treinamento para “novas empresas”; consultoria em gerenciamento inovador e em mercado de alta tecnologia.

Na Suíça, tem contratadas 280 pessoas entre técnicos, mestres e doutores. Mais 350 profissionais estão distribuídos por 21 empresas que começaram a operar nos últimos sete anos. O Csem já implantou mais de 1.000 bem-sucedidos projetos industriais para empresas suíças e espalhadas pelo mundo. Entre as empresas originadas a partir do Centro, está a Colibrys, considerada uma das maiores fábricas independentes de microssistemas eletromecânicos na Europa.

Anúncios
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: